Em um mundo cada vez mais árido, muitos jovens estão buscando aliar carreira e propósito de vida. Outros jovens buscam Carreira, Propósito de Vida e uma Causa Social e esses três vetores compõem o perfil do empreendedor social.
Associar a causa ao lucro é o ponto de diferenciação fundamental entre o empreendedor social e o mundo dos negócios.
No Empreendedorismo Social o “lucro” deve estar associado a um impacto maior na vida dos sujeitos e na sociedade a qual o negócio está relacionado.
Empreendedorismo Social não é filantropia, nem uma organização sem fins lucrativos, é um negócio cuja gestão é semelhante à gestão de muitas empresas e que, na ponta, precisa ter sustentabilidade financeira para existir (ARBACHE, 2012). Um grupo de pessoas foco num “Sonho” e cria uma iniciativa onde é possível gerar sustentabilidade financeira para uma ação ao mesmo tempo em que gera um impacto social e este ciclo virtuoso alimenta a ação com retornos financeiros que dão sustentabilidade econômica ao empreendimento para remunerar as pessoas envolvidas e gere recursos para investir no crescimento do empreendimento.
São esses sonhadores que fazem acontecer por meio do apoio de aceleradoras de negócios sociais e investidores que acreditam nas mesmas causas, e querem contribuir para uma vida melhor no planeta. O empreendedorismo Social está em alinhamento perfeito com a Agenda 2030 – cujos preceitos estão consolidados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como também no documento advindo de Paris 21 ou COP 21 – Conferência da ONU sobre mudanças climáticas ocorrida em 2015.
O grande desafio para os projetos sociais que acontecem nas comunidades, e que nascem a partir do sonho de impactar na vida das pessoas gerando mais qualidade de vida é desenvolver uma mentalidade de Negócio Social e tornar-se sustentável.
Se você é um investidor social e tem as inteligência e ferramentas para guiar Projetos Sociais que podem ser Negócios de Impacto Sociais sustentáveis, vem a gente e torne-se um colaborador da Plataforma Conecta Paiva e seja parte da mudança que você quer ver no mundo e no Território do Paiva. Fala com a gente!
Créditos da Imagem: Projeto AMARTE Pinta Mundo da Associação de Moradores e Amigos de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho-PE.
Débora Costa
Coordenadora Técnica do Programa RotaViva
Grupo Gestora da Plataforma Conecta Paiva